Concurso de Samba-Enredo 2018

  1. DO CONCURSO

 Os concorrentes deverão apresentar a letra e música do Samba Enredo até 23h59 do dia 14 de agosto de 2017, segunda-feira.

  • – Cada compositor poderá apresentar e concorrer somente com 01 (hum) samba-enredo, individualmente ou em parceria.

1.2 A- Músicos e intérpretes de cada samba concorrente deverão estar devidamente trajados para ter acesso liberado ao palco, ou seja: calça e sapatos brancos, com camisas ou camisetas alusivas ao enredo ou à União Imperial, ou seguindo as cores da Escola: verde, rosa e dourado.

1.3 – O samba-enredo vencedor passará a pertencer, automaticamente, ao acervo patrimonial do GRCES União Imperial. Desta forma, poderá passar por eventuais alterações de letra e melodia após o concurso, para melhor adequar-se ao enredo proposto e valorizar a qualidade da obra musical, sob responsabilidade da Direção de Carnaval.

1.4 – A apresentação dos sambas-enredo obedecerá a um sorteio que será realizado na presença dos concorrentes, prevalecendo esta ordem de apresentação até a semifinal.

1.5 – Na finalíssima, será efetuado novo sorteio para apresentação dos sambas-enredo classificados, que também será realizado na presença dos concorrentes.

1.6 – O critério para julgamento pela Comissão Julgadora deverá obedecer às seguintes normas:

LETRA: A letra do samba-enredo deverá relatar especificamente o enredo que a escola irá apresentar no desfile, não podendo em hipótese alguma desvirtuar-se do tema constante na sinopse entregue. Devem-se priorizar criatividade, originalidade e riqueza de conteúdo.

MELODIA: O samba-enredo deverá ter sucessão melódica original, capaz de privilegiar o canto dos componentes da escola durante os ensaios e o desfile. Deverá apresentar movimentos simétricos que determinam seu ritmo de maneira adequada.

Observação: A presença de torcidas organizadas para incrementar as apresentações dos concorrentes durante o concurso será bem-vinda, mas não será levada em consideração no julgamento.

1.7 – Fica estabelecido que os jurados não deverão dar notas aos sambas-enredo apresentados, mas sim estipular, em impressão própria, os números dos sambas-concorrentes que deseja classificar para a fase seguinte; e o número do samba-enredo vencedor na finalíssima.

1.8 – Cada intérprete poderá defender apenas um samba-enredo. Na falta de intérpretes, a obra deverá ser apresentada pelo próprio autor.

1.9 – A interpretação não será levada em conta como quesito de julgamento pela Comissão julgadora, mas recomenda-se privilegiar sua qualidade.

1.10 – O samba-enredo concorrente deverá ser inédito, não podendo ser divulgado total ou parcialmente antes do dia marcado para sua apresentação na quadra da agremiação, em qualquer órgão informativo, redes sociais ou eventos.

1.11 – A bateria deverá apresentar o mesmo ritmo em todas as apresentações, recomendando-se a primeira passagem apenas com a marcação simples e as duas seguintes com toda a bateria. Refrões alusivos à agremiação ou ao próprio samba concorrente devem ser entoados preferencialmente antes do início da apresentação da obra – e não após o término das passagens.

1.12 – A quantidade de semanas do concurso, a definição pelo sistema de classificatória ou eliminatória, bem como a quantidade de sambas classificados/eliminados por etapa, dependerá da quantidade de obras inscritas. A direção da agremiação informará todos os compositores a respeito do sistema adotado antes da primeira eliminatória.

  1. DA ENTREGA E GRAVAÇÃO:

2.1 – Todas as letras dos sambas-enredo concorrentes, quando da entrada de sua inscrição, deverão vir impressas em 15 (quinze) vias, acompanhadas de gravação em CD (2 cópias), passando o referido material a pertencer ao Departamento de Carnaval da Escola.

2.2 – A gravação comercial do samba-enredo vencedor ficará a critério do Departamento de Carnaval, com aval da Diretoria Executiva, que se reservará ou não pelos direitos ou da gravação.

2.3 – Os sambas-enredo não escolhidos somente poderão ser gravados comercialmente com a aprovação da Diretoria Executiva da União Imperial.

2.4 – Os direitos autorais, em caso de gravação ou comercialização do samba-enredo, reverter-se-ão em prol dos compositores do samba.

  1. DA COMISSÃO JULGADORA:

3.1 – A Comissão Julgadora será composta por 7 a 9 jurados e deverá reunir representantes do departamento de carnaval e eventualmente demais setores da escola.

3.2 – Fica estabelecido que o jurado que vier a faltar em 2 (duas) apresentações consecutivas será definitivamente substituído pelo suplente que cobriu a sua falta nas apresentações anteriores.

3.3 – A Presidência da Mesa Julgadora será exercida por elemento de confiança da Diretoria Executiva da Escola e terá direito a voto, cabendo-lhe a direção e coordenação de trabalhos, realização de sorteios, apuração dos votos, orientações e aplicação do presente regulamento.

3.4 – O Presidente da Comissão Julgadora, em caso de impedimento por motivos de força maior, será substituído pelo Presidente da Diretoria Executiva.

3.5 – Na finalíssima, se ocorrer empate, os sambas-enredo com o mesmo número de votos serão reapresentados e os jurados farão nova votação somente entre estes. Se persistir o empate, o voto de minerva será dado pelo Presidente da Diretoria Executiva.

3.6 – Os compositores concorrentes não poderão, sob qualquer pretexto, impugnar um ou mais membros da Comissão Julgadora depois de escolhida, critério este a cargo do Departamento de Carnaval, referendado pela Diretoria Executiva.

3.7 – A decisão da Comissão Julgadora é irrecorrível.

  1. DO HORÁRIO:

4.1 – As apresentações serão realizadas nas datas fixadas pelo Departamento de Carnaval, com aprovação da Diretoria Executiva, com início às 22h, com 30 minutos de tolerância.

4.2 – Após a tolerância, o concorrente que não se apresentar no instante que for chamado para apresentar o seu Samba será desclassificado. Em caso de etapas classificatórias, isso se aplica somente ao dia em que cometer a falta, podendo retornar se houver apresentação na semana seguinte; em caso de etapas eliminatórias, a qualquer etapa do concurso que a falta for cometida, ele estará automaticamente eliminado da disputa.  

  1. DAS PENALIDADES:

5.1 – Manifestações desrespeitosas na Quadra e/ou publicação de ofensas ou calúnias em redes sociais por parte de compositores/apoiadores de sambas-concorrentes, se devidamente comprovadas, serão passíveis de eliminação sumária da(s) parceria(s) envolvida(s), a qualquer momento da disputa.

5.2 – Da mesma forma, aqueles que comprovadamente participarem ou incitarem agressões físicas ou morais, tumultos, represálias ou qualquer outro ato ofensivo contra qualquer membro da agremiação serão responsabilizado civil e criminalmente. Em se tratando de associado do GRCES União Imperial, estarão sujeitos às punições previstas em Estatuto Social (advertência, suspensão e/ou exclusão do quadro associativo)

5.3 – Em respeito ao Código de Postura do Município de Santos, fica expressamente proibido o uso de fogos de durante as etapas.  Os sambas-concorrentes que infringirem este artigo também serão eliminados.

5.4 – Este regulamento tem sua base legal fundamentada nos Estatutos do Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba União Imperial.

  1. DO CALENDÁRIO (*):

Explanação do Enredo I – Sábado, 15 de julho, às 15h.
Explanação do Enredo II – Domingo, 23 de julho, às 15h.
Entrega dos Sambas –
Segunda-feira, 14 de agosto, até 23h59.
Avaliação dos Sambas – Dias 15 e 16 de agosto.
Apresentação dos Sambas ­
– Sexta-feira, 18 de agosto, 22h (Roda de Samba).
1ª Eliminatória ­– Sábado, 19 de agosto, 22h.
2ª Eliminatória ­– Sábado, 26 de agosto, 22h.
Final – Sábado, 2 de setembro, 22h.

(*) A definição da quantidade de sambas classificados/eliminados por etapa dependerá do número de sambas inscritos. O cronograma final será divulgado no dia da 1ª eliminatória.                                                                                                        

  1. DA PREMIAÇÃO

A agremiação oferecerá um prêmio de R$ 2.000,00 para o samba vencedor.

GRCES UNIÃO IMPERIAL
DEPARTAMENTO DE CARNAVAL
Julho de 2017.

%d blogueiros gostam disto: