A União Imperial inicia neste mês de abril o Projeto Crescer, com o 1º Curso de Formação para Aderecistas. A atividade, gratuita, visa capacitar os alunos no mercado do Carnaval e reúne cerca de 20 participantes, inscritos previamente. As aulas acontecem no Barracão de Alegorias da escola, no bairro do Marapé, em Santos (SP).
O curso foi idealizado e organizado pelo carnavalesco da escola, Wallacy Vinicyos, junto à diretoria da agremiação. E será conduzido pelo artesão Carlos Lima, responsável por liderar os ateliês de fantasia nos últimos três Carnavais da “Verde e Rosa”. Serão 18 aulas, com duração de dois meses (até 29 de maio de 2025) e carga total de 54 horas.
O conteúdo aborda as principais técnicas de confecção de figurinos e adereços que compõem o espetáculo das escolas de samba. “Nosso objetivo é capacitar os participantes em todas as etapas do processo, desde o planejamento até a inalização, com conhecimentos teóricos e práticos e valorizando a identidade cultural e a inovação artística”, afirma o carnavalesco Wallacy Vinícios.
Para o presidente da União Imperial, Luiz Alberto Martins (Pelé), a iniciativa não só oferece a oportunidade às pessoas para que obtenham uma renda extra na próxima temporada do Carnaval, como também pode revelar talentos a serem aproveitados pela própria agremiação.
“É uma ideia que devemos futuramente ampliar para outros segmentos ligados à produção do desfile, No ano de 2026 vamos celebrar nosso cinquentenário e este tipo de ação fortalece
o papel da instituição”, antecipa.

Wallacy Vinycios é formado em Administração pela Faculdade Estácio e em
cenografia pelo Senac. Sua consolidada trajetória no Carnaval começou como
aderecista na agremiação Filhos da Águia, escola de samba mirim do GRES
Portela, no Rio de Janeiro (RJ), em 2005. Foi carnavalesco da Mirim Imperial
(2011), da tradicional Unidos de Padre Miguel (2012) e, já em São Paulo,
coordenou os ateliês da Unidos do Peruche (2013). Na Baixada Santista,
também como carnavalesco, já assinou desfiles para a Mocidade Amazonense,
X-9 e, desde 2021, na União Imperial.
Carlos Lima é artesão. Durante dez anos realizou aulas de artesanato para
crianças e adolescentes e, desde 2008, atua na produção do Carnaval,
confeccionando fantasias e decorando carros alegóricos. Acumula experiência
profissional no GRES Guarujá, X-9 e União Imperial, onde desde 2021 lidera os
ateliês da agremiação.
