“A Consagração Em Orixá – Renascer Em UNIÃO É A Chave Da Vida”. Este será o enredo da União Imperial para o Carnaval 2026, inspirado na tradição dos rituais da cultura iorubá e na ancestralidade da própria escola, que completa seu cinquentenário em março do próximo ano.
A proposta, assinada pelo carnavalesco Wallacy Vinicyos, foi apresentada à comunidade na noite de 7 de junho, em um evento repleto de homenagens, música e muita emoção. A começar pelos shows da Velha Guarda da União Imperial e da cantora Simone Ancelmo, que retornou à Verde e Rosa com um repertório cheio de clássicos do samba. Durante a apresentação, ela lembrou sua relação de longa data com a escola, com quem chegou a se apresentar no Palácio do Samba, Quadra da Mangueira (RJ), em 2015.


A noite também marcou a entrega dos certificados para as alunas da 1a turma do Curso de Aderecistas do Projeto Crescer, iniciativa que capacitou as participantes a desempenharem a função no Barracão da escola de samba, coordenada pelo Prof. Carlos Lima.

A emoção tomou conta da Quadra em seguida, com a exibição de cenas do curta-metragem “Tia Telma”, que está sendo produzido pela Orvalho Filmes, através da Lei Municipal Facult. Acompanhado de sua equipe de produção, o diretor Eduardo Ferreira contou detalhes das gravações e saudou a memória da homenageada, Telma Muniz dos Santos, que por mais de 30 anos esteve à frente da Ala de Baianas da União Imperial. Parte da família da homenageada esteve presente e acompanhou a exibição.
Após o audiovisual, a União Imperial e a Orvalho Filmes anunciaram uma parceria para realização de uma oficina gratuita de iniciação ao cinema, em julho, na Quadra da Escola. As inscrições já estão abertas aqui, com limite de 40 vagas.


Por fim, antes do anúncio do tema da escola para o Carnaval 2026, a escola prestou uma homenagem a dois enredistas que tiveram contribuições fundamentais para seu sucesso nos anos 1980 e 1990 — Dionaldo Farias e Zenaide Zampieri (in memorian).
Autor de enredos vitoriosos como “As Águas Vão Rolar”, “O Calendário” e “Aos Mestres Com Carinho”, Dionaldo foi recebido com muito carinho e palavras de agradecimento do presidente Luiz Alberto (Pelé) e do presidente de honra Heldir Lopes Penha (Aldinho). Da mesma forma, Gustavo Zampieri, sobrinho-neto de D. Zenaide (autora de enredos campeões como “Amanheceu, Hoje É Ontem” e “Assim Diz O Poeta”),a representou no recebimento da placa em tributo ao seu legado.


Fotos – Fernando Godoy (LIGA SANTOS)